O Espaço ... ( do homem ) ?






O exame do que significa o espaço habitado, nos dias de hoje, deixa entrever, claramente, que atingimos uma situação limite, além da qual o processo destrutivo da espécie humana pode tornar-se irreversível.




O espaço habitado se tornou um meio geográfico completamente diverso do que foi na aurora dos tempos históricos. Não pode ser comparado, qualitativa ou estruturalmente, ao espaço do homem anterior à revolução industrial. A articulação tradicional, histórica, das comunidades com seu quadro orgânico natural, foi substituída por uma vasta anarquia mercantil.

O fenômeno se agrava a medida em que o uso do solo se torna especulativo e a determinação de seu valor vem de uma luta sem trégua entre diversos tipos de capital que ocupam a cidade e o campo. Os efeitos diretos ou indiretos dessa nova composição atingem a totalidade da espécie. O homem se utiliza do saber científico e das invenções tecnológicas sem aquele senso de medida que caracterizava suas primeiras relações com o entorno natural. O resultado, estamos vendo, é caótico.

Nenhum comentário: